Ser ou não ser, eis a questão?

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009


Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço, não sabiam aos vinte e dois o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço, ainda não sabem.
Parei, e pensei a respeito. Será mesmo que o que acreditamos hoje, ser o melhor para nós, é o melhor? Convenhamos, o que um país subdesenvolvido, onde mais da metade da população é privada de um estudo de qualidade, pretendia com a criação dessa prova que te abre as portas para o ensino superior? Logo o Brasil, um país tão sem-vergonha, tão manhoso e cheio de malícia. Costumo dizer que ser brasileiro é mais que uma nacionalidade, ser brasileiro está mais voltado a um estado de espírito. Se duvidar, até o sol custa a amanhecer por preguiça de acordar. Em um país que oculta crimes e corrupção com carnaval e futebol, que a mais bela cidade é também a mais violenta. Em que apenas a elite tem condições de pagar um bom estudo e, por consequência, tem o dobro das chances de ser aprovado na bendita prova, de que serve o vestibular? Serve para manter a elite no poder. Funciona mais ou menos assim: tenho dinheiro, banco uma boa escola, passo na federal ou curso uma faculdade particular; os melhores cargos em qualquer área, serão meus. Não tenho dinheiro, estudo em uma escola precária e muitas vezes preciso trabalhar para ajudar nas despesas de minha família. Certamente, continuarei em empregos medíocres, em termo de remuneração, assim como os meus pais e, se assim permanecer, como os meus filhos. O vestibular serve para motivar as pessoas, selecionar as melhores ou continuar oprimindo as classes desprovidas de renda? Chega a ser cômico, não?
Mas e para nós que somos a minoria, que estamos as vésperas desse momento, que precisamos nos decidir? Ok, deveria ser proibido impor a um jovem de 17 anos uma das decisões mais "importantes" da sua vida. Na juventude temos sede de vida, de aventura! Queremos descobrir, experimentar, conhecer... E, no entanto, é necessário escolher, já, "é pra ontem meninda, decida-se". Venho me atormentando com isso a bastante tempo, mas agora acho melhor aquetar meus ânimos e deixar que as coisas aconteçam naturalmente. Se o que eu escolher não der certo, deixa estar, tento de novo, e de novo, e de novo, até achar o que me agrade, afinal, posso fazer qualquer coisa que segundo Pedro Bial, ainda serei uma pessoa bem interessante.

2 comentários:

Gabriela Soares disse...

quanta crueldade com o nosso país (embora seja a realidade :\) .. ah e quanto ao vestibular é tudo culpa da sociedade mesmo que nos impõe certas coisas, mas se você for parar e pensar não é nada demais, até nos perguntamos pra que tudo isso? adorei, e me empolguei né -.- beijo
HILANA

Bella :) disse...

tu ainda tem dúvidas quanto ao curso?
nem parece...