Coisa de criança

segunda-feira, 19 de abril de 2010


Perguntei ao papai porque as crianças nascem e por onde elas saem. Se não somos feitas como as sementinhas que brotam do chão, então de onde vêm nossos braços, pernas e mãos? E será que tenho mesmo, já que não o vejo, um coração? E por que sou assim, pequenininha, se tão grande é meu irmão? Mamãe diz que cada um tem sua grandeza, seja pequeno ou não. Poxa vida, ainda me corrigem na escola por eu dizer que não posso sentar atrás da Vanessa, por conta da sua grandeza.
Papai também não soube me explicar porque devo arrumar minha cama, se à noite vou bagunçá-la outra vez. Ou porque meu quarto é rosa, se eu o queria xadrez. Se fantasmas não existem, então pra onde vai toda a gente morta? Se não posso trancar, então por que a chave na porta? Se bebo um copo com água, por que com água devo lavá-lo depois? E por que ao invés de pizza, tenho que comer feijão com arroz?
Mamãe nunca soube me dizer se Deus é ou não brasileiro. E se ele não for, como entende esses idiomas do mundo inteiro? Se o Pequeno Príncipe é menino e a Alice é menina, então por que não se casam os dois e vão pro País das Maravilhas? Também não entendo porque me mandam estudar matemática, se serei bailarina.
Por que existem times, se tudo é futebol? E por que religiões, se Deus é um só? Por que tenho que cantar o Hino Brasileiro, se não sei o que significa? E por que os meninos não gostam das meninas? De onde vem a chuva que cai do céu? Quem foi que inventou o Papai Noel? Por que o céu é azul e não verde-limão? Será que as nuvens são como sabão? Por que meu nariz entope quando to gripada? Pra onde vai o xixi quando dou descarga? O que é uma espinha e o que é que ela faz? Iga! Por que aquela moça tá beijando o rapaz? Como nasce a neve e como os rios enchem? Se a Terra tá girando, por que a gente não sente? Por que o leão é o rei da floresta? Por que você tem uma dobra na testa? Por que ninguém me explica como o mundo foi feito? Ou por que da azar quebrar um espelho?
Dizem que criança nada entende, mas se nos explicam, a gente pode entender. Minha professora me ensinou, e agora eu sei que casa é com 's' e não com 'z'.

0 comentários: